Alimentos ricos em Proteínas

As proteínas são macro-nutrientes feitas de aminoácidos extremamente necessárias para o funcionamento e crescimento do corpo humano. Existem proteínas animais (obtidas através da alimentação de carnes, peixes, frangos, ovos, queijos, leite, etc.) e proteínas vegetais (obtidas através de alimentação de alguns vegetais (amendoim, nozes, sementes diversas, etc.).

Alimentos ricos em Proteínas


Há uma discussão muito cara aos nutricionistas (e nutrólogos) sobre a quantidade ideal de ingestão diária de proteína por quilo corporal. Não há nada consensual na ciência em relação a isso. O excesso de proteína é transformado em energia, cumprindo com a função dos carboidratos.

Dicas de Alimentos ricos em Proteínas


Fizemos uma lista de alguns alimentos riquíssimos em proteínas bastante saudáveis. Segue abaixo:

  • Peito de Peru: esta deliciosa carne branca muito consumida nas festas de fim de ano contém 30 gramas de proteína por cada 100 gramas de carne;
  • Peixes: todos os peixes são ricos em proteínas e outros nutrientes bastante saudáveis. A grande vantagem dos peixes (como das outras carnes brancas, como o frango) é a menor quantidade de gordura em relação a carne vermelha ou outras proteínas de origem animal;
  • Queijos: os deliciosos queijos podem entrar muito bem em qualquer refeição para compensar sua necessidade proteica. Nossa sugestão é o queijo cottage que contém menos gordura;
  • Tofu: embora pouco popular nas terras brasileiras, o tofu tem 7 gramas de proteína para cada 100 gramas de tofu;
  • Ovos: a proteína dos ovos são as melhores proteínas animais. A proteína do ovo tem um valor biológico mais alto que todas as carnes. São diversos aminoácidos e outros nutrientes essenciais para a sua saúde, bem estar e longevidade. Não esqueça do ovo! Há milhares de receitas pela internet para eles não ficarem enjoativos e o mito do colesterol já caiu há muito tempo. O ovo foi feito para o comermos todos os dias;
  • Iogurte: os iogurtes, além de deliciosos, são proteicos;
  • Finalizando: presunto, nozes, sementes de girassol, cordeiro, fígado, pargo, espadarte, truta, feijão, polvo e ostras são outras opções de alimentos ricos em proteínas.

Alimentos ricos em Proteínas

Alimentos ricos em Proteínas e Carboidratos
Os carboidratos configuram a principal matriz energética para o homem. Uma dieta deficiente em carboidratos pode ocasionar pode prejudicar o organismo estruturalmente e energeticamente. A falta de carboidratos na nossa alimentação pode ocasionar diversas doenças e ainda pode afetar o funcionamento cerebral.

Alimentos com Proteínas


Alimentos ricos em Proteínas e Fibras
A ausência de fibras pode ocasionar tantos problemas quanto a ausência de carboidratos. Uma das alertas mais fáceis de que o seu corpo esta deficiente de fibras é a prisão de ventre. Você pode suplementar fibras caso não consuma diariamente o recomendado pelo seu nutricionista.

Alimentos com Proteínas

Uma opção prática de se consumir proteína é comprando o suplemento conhecido como Whey Protein (proteína do soro do leite). Para quem deseja um suplemento de proteína mais barato, existe também a albumina (proteína isolada da clara do ovo) um tanto mais acessível.

Dicas de Alimentos com Proteínas

Lembre-se que qualquer dieta deve ser prescrita por um nutricionista, assim como qualquer suplementação.

Artigo recomendado: para que serve a creatina

Para finalizar a nossa matéria, confira abaixo um vídeo com diversas informações sobre as proteínas!

Aperte o play e divirta-se!

 

 Um forte abraço a todos os leitores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário