Creatina faz mal?

Os suplementos alimentares tem a função de complementar a necessidade de macronutrientes e micronutrientes que a alimentação não consegue suprimir. Eles são muito famosos entre praticantes de esportes físicos, onde a alimentação demanda mais carboidratos, proteínas e micronutrientes. Um dois suplementos mais famosos no Brasil é a creatina, muito utilizada por praticantes de musculação e levantamento de peso. A priori, a creatina pode aumentar a força e assim o atleta pode levantar mais pesos. Todavia, a creatina nem sempre foi liberada no Brasil. A ANVISA proibiu a creatina por um bom tempo alegando que ela poderia causar calculo renal e outros problemas nos rins. Creatina faz mal?

Creatina faz mal


Tal mito foi derrubado por um estudo da USP. Leia mais sobre os efeitos colaterais da creatina. No mesmo link, você encontra algumas informações sobre o estudo feito pela USP que prova que a creatina não causa problema algum para os rins.

Há décadas, a ciência vem estudando a creatina, desde sua descoberta. Ainda não se encontrou nenhum indício consistente para afirmarmos que a creatina pode fazer mal. Pelo contrário. O que se encontrou foram diversos benefícios da suplementação de creatina não só pelos praticantes de atividades físicas, mas por idosos, diabéticos e outros grupos que podem se beneficiar desta substância.

Sobre creatina


Artigo recomendado: para que serve a creatina.

Os vegetarianos necessitam de suplementação de creatina. Isso porque boa parte da creatina é consumida dos alimentos, em especial as carnes (principalmente a carne vermelha). Outra parte da creatina é produzida naturalmente pelo corpo humano.

Embora seja um suplemento seguro. Há algumas regras para você que deseja tomar creatina. Primeiramente, é necessário que se ingira muita água, pois a creatina faz a chamada retenção hídrica (ou líquida) no interior das células.

Creatina faz bem


Há pouca diferença prática entre as marcas de creatina. Neste link você confere alguns dos critérios que podem ser usados para escolher uma boa marca de creatina, com o melhor custo x benefício.

Além da marca, há alguns tipos de creatina com diferenças significativas.

Lembre-se que antes de iniciar qualquer suplementação, é necessário consultar um profissional do ramo, como um nutricionista, um nutrólogo ou até um médico.

Concluindo: creatina faz mal? Não! (ao menos pelo o que temos de pesquisas e estudos até hoje)

Creatina não faz mal


Você já tomou creatina? Fez alguma diferença em seus treinos? Relate abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário